Instituto para o desenvolvimento sustentável

ESTRATÉGIA MULTIDIMENSIONAL


Antônio Luís Aulicino

outubro 2012

A estratégia multidimensional representa os meios que a organização utiliza para atingir seus objetivos. Utilizando de maneira equilibrada as diversas dimensões, interagindo com os diversos stakeholders, minimizando os seus riscos e aproveitando melhor as oportunidades.

A elaboração do processo do planejamento estratégico é um esforço disciplinado e organizacional bem definido, que elaborado de forma participativa será obtido o comprometimento das pessoas para sua execução. O esquema, a seguir, é para analisar a situação estratégica da organização de maneira multidimensional:

Estratégia Muldimensional

Figura 1: O esquema da Análise da Situação Estratégica Multidimensional
Fonte: Autor

A organização deve ser analisada, considerando o esquema da figura 7, no que concerne à:

Dessa forma, a abordagem Estratégia Multidimensional facilitará o tomador de decisão a analisar a organização de maneira completa, gerando informações para formular estratégias que proporcionem resultados e minimizem riscos para a organização.

A formulação da estratégia é importante, mas sua implantação para que os objetivos sejam alcançados é muito importante, por essa razão o alinhamento das pessoas, que trabalham na organização, sejam envolvidas no processo de elaboração da formulação de estratégias e do planejamento estratégico.

O desenvolvimento de competências na organização é um dos procedimentos mais importantes para implementar as estratégias formuladas, para que não haja falhas na implementação e, para que a organização atinja seus objetivos. Caso esses procedimentos não sejam considerados, dificilmente as pessoas terão a competência necessária para desempenhar seu trabalho, porque não foram preparadas e, por esse motivo, a organização terá dificuldades em efetuar as mudanças necessárias para a implementação das estratégias.

Kaplan e Norton (2004) utilizam na perspectiva de aprendizado e crescimento as competências como essencial na organização para alinhá-la às estratégias e desenvolver um clima propício às mudanças ou transformações, nas abordagens Balanced ScoreCard (BSC) (1992) e mapas estratégicos (2004). Além deles, Hamel e Praralad (1995) aborda a necessidade das organizações em desenvolver as competências na situação atual para determinar as orientações estratégicas.

As ações estratégicas para serem implementadas implicam ter pessoas na organização que as entendam, incluindo processos cruciais, mas complexos, por meio dos quais ativos intangíveis se convertem em resultados tangíveis, gerando valor. O mapa estratégico auxilia representar esta difícil tarefa, conforme KAPLAN and NORTON (2004).

As quatro perspectivas definidas pelo BSC, de acordo com KAPLAN and NORTON (2004), começam pela perspectiva de aprendizado e crescimento sendo a responsável pelo desempenho da organização, neste caso as pessoas, que devem ser preparadas para contribuir da melhor forma possível para que os objetivos sejam atingidos pela organização. Esta perspectiva contempla os sistemas de informações e a estrutura da organização necessários para dar suporte às decisões e sustentar os processos internos de criação de valor. A outra perspectiva é a dos processos internos, em que são identificados os processos necessários e aqueles que provocam impactos no desenvolvimento da organização. Na seqüência vem a perspectiva denominada de usuários ou de clientes, depende da organização, e define a proposição de valor para os que de alguma forma usufruirão dos produtos e/ou serviços. Finalmente, a perspectiva, denominada de desenvolvimento e financeira, dependendo da organização com fins lucrativos ou não, que são os resultados tangíveis obtidos pela organização. As quatro perspectivas estão conectadas umas com as outras por relações de causa e efeito.


IDS prepara a organização com a participação da alta administração e das pessoas que nela trabalham, na formulação de estratégias multidimensionais que propiciarão a organização atingir seus objetivos e seu alinhamento, por meio do Mapa Estratégico e do Balanced ScoreCard (BSC).


Para mais detalhes entre em contato, ou por e-mail ou pelo telefone (11) 3507-0578.

Referência Bibliográfica:

KAPLAN, Robert S. and NORTON, David P. Strategy Maps. Cambridge, USA: Harvad Business School Publishing Corporation, 2004.

HAMEL, Gary e PRAHALAD, C.K. Competindo pelo Futuro. Rio de Janeiro: Editora Campus, 1995.



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